valor da sabedoria

Atos, capítulo 6 – parte 1

Posted on: março 15, 2011

Graça e paz do Senhor!

Deus meu, obrigada pelo meu levantar, pela minha vida e por ser aquele que me sustenta a cada dia. Espírito Santo, vai de encontro as vidas que estão cativas do diabo e as liberta, pelo poder que há no nome de Jesus e guarda todos aqueles que ainda haverão de confessar que Jesus é o Senhor. Coloca no coração de cada servo teu, Senhor, o comprometimento com a sua obra e a urgência pela salvação de vidas, pois os sinais nos dizem que em breve o Senhor virá buscar os seus. Glória a Deus. Abençoe o estudo de hoje e fala aos nossos corações. Em nome de Jesus. Amém.

Atos, capítulo 6 – parte 1

Instituição dos diáconos

Naqueles dias crescia o número de discípulos e decisões a favor de Jesus, a ponto dos 12 apóstolos não conseguirem atender a todos e ainda permanecer com o ministério da palavra, por isso foi necessário escolher sete homens, dentre os servos do Senhor, segundo a bíblia nos diz, de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria (v. 1-3).

Então foram eleitos para assumir a posição de diáconos, auxiliadores dos discípulos, Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. E toda a multidão se contentou nas escolhas. E foram apresentados ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos (v. 5-6). E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé (v. 7).

Podemos perceber que o número dos discípulos aumentava e que até mesmo grande parte dos sacerdotes haviam aderido aos ensinamentos dos apóstolos, o que tem relação com a atuação dos sete homens escolhidos por diáconos, principalmente porque eles não se tratavam de qualquer um dentre a multidão.

Os requisitos para a escolha dos homens foi que eles tivessem boa reputação, fossem sábios e, sobretudo, cheios do Espírito Santo. É fundamental para um homem ou mulher de Deus que quer ver resultados quando pregar, quando orar, ministrar a palavra, louvar, dançar ou de que maneira servir ao Senhor, que seja cheio do Espírito de Deus, pois sendo assim, essa pessoa agirá não por si só e pelos seus próprios pensamentos, mas não só ouvirá com clareza a voz do Senhor lhe dizendo o que ela deve fazer, como obedecerá, além, é claro do próprio Espírito Santo agir, a sua maneira, através dessas pessoas, usando-as como canal ou instrumento em suas mãos.

Se você quer assumir um cargo na casa de Deus, se quer trabalhar na obra, se quer ser líder, ensinar e formar outros líderes, tem de aprender a ser submisso, obedecer a Deus e aos líderes que estão acima de ti e não só isso, precisa dar testemunho pra que as suas atitudes não preguem contra você, contra a igreja e contra Deus, precisa buscar do Senhor, meditando na palavra, orando, jejuando.

E assim, buscando intimidade com Deus, nos consagrando ao Senhor e a sua obra, receberemos poder de Deus, seremos cheios do Espírito Santo e se cheios formos alcançaremos conquistas para Deus, sendo, pois, vitoriosos em Cristo.

1 Response to "Atos, capítulo 6 – parte 1"

muito bom o comentario

Deixe um comentário


  • fabio magno: muito bom o comentario
  • Rodrigo: Muito bom, obrigado pelo estudo! É o segundo que eu leio, me edificou, com certeza vou continuar a estudar, por favor não desista, se você permanec
  • liliane souza: Nossaa qee benção ! Q Deus abençoee e q Ele possa falar com cda um qe ler ! Fiquem na Paz do Senhor